logo RCN

Assembleia aprova projeto que incentiva uso moderado de celulares nas escolas

  • FOTO: Jeferson Baldo/Agência AL -

Proposta inclui ações de combate à dependência tecnológica na Política de Educação Digital de Santa Catarina

A Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa aprovou, na manhã desta quarta-feira (13), o Projeto de Lei (PL) 515/2023, de autoria do deputado Napoleão Bernardes (PSD), que busca inserir ações de combate à dependência tecnológica na Política de Educação Digital nas Escolas — Cidadania Digital, instituída pela Lei 18.182/2021.

A iniciativa, sugerida durante o 12º Encontro Estadual de Vereadores Mirins, pretende conscientizar sobre o uso moderado de celulares e incentivar o convívio social fora do ambiente digital. Entre as medidas previstas estão palestras, encontros e seminários nas escolas, com a participação de psicólogos e pais de alunos.

No parecer favorável, o relator Jair Miotto (União) destacou que a proposta apenas altera diretrizes já existentes, sem impacto orçamentário direto. Ele acrescentou que a Secretaria de Estado da Saúde se manifestou positivamente, avaliando que a medida pode promover uma relação mais saudável com a tecnologia, incluindo práticas de alfabetização e desintoxicação digital, além de abordar ética, etiqueta e segurança no ambiente virtual.

O texto segue agora para análise nas comissões de Economia, Ciência, Tecnologia e Inovação; e de Educação e Cultura.

Na mesma reunião, os parlamentares aprovaram o PL 455/2025, que autoriza a doação de dois imóveis ao município de Maracajá para atividades educacionais. A proposta, de autoria do governo do Estado, ainda será analisada pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público.

Câmara de Joinvillr aprova cinco projetos da Reforma Administrativa Anterior

Câmara de Joinvillr aprova cinco projetos da Reforma Administrativa

Bíblia poderá ser usada como recurso paradidático em escolas de Joinville Próximo

Bíblia poderá ser usada como recurso paradidático em escolas de Joinville

Deixe seu comentário